Basicamente o inicio do trabalho começa com o planejamento e todos os seus detalhes. A execução dos exercícios e suas rotinas, aliados claro com a parte técnica e ensaios.
A alimentação, o repouso e o que é feito antes e depois das aulas.
A divisão dos trabalhos a serem executados. A analise da frequencia cardíaca ou mesmo uma simples anotação em períodos mensais, bimestrais ou trimestrais.
Quais os grupos musculares a serem trabalhados, qual a intensidade e a forma como trabalhá-los, mesmo na parte física ou técnica.
Buscar alternativas como pilates, hidroginástica e outros.
Algumas brincadeiras, mas com conotação de “aliviar” os bailarinos do stress e deixá-los mais soltos. Porque alguns alunos quando começam alguma atividade um pouco mais intensa não rendem tudo devido a stress emocional e outros. Então está é uma alternativa interessante, desde que não vire bagunça.
Preparar o aluno e aluna para o festival de fim de ano. Sim. Este é muito prazeroso para uns, mas muito complicado para outros. A parte psicológica do bailarino e bailarina deve sempre ser muito trabalhada ainda mais no fim de ano.
Tive o privilegio de poder falar pessoalmente para professores e bailarinos do BRASIL inteiro, que estavam buscando informações.
E ter sido entrevistado para uma matéria muito interessante veiculada a uma emissora de televisão de Joinville e região intitulada BAILARINOS SÃO ATLETAS CÊNICOS. Já postei no Youtube.
Como já havia escrito em outra edição, na matéria aparecem bailarinos e bailarinas fazendo MUSCULAÇÃO. Não só as aulas e ensaios não. A velha e boa MUSCULAÇÃO.
Para realmente mostrar que o próprio BOLSHOI, também usa esta importantíssima ferramenta como complemento de trabalho para a preparação física.
Assim tive o duplo prazer. Poder falar daquilo que faço e ver que outros também o fazem e os benefícios alcançados com eles.
Tirando assim qualquer dúvida daqueles que só acham que ensaios farão o trabalho necessário.
Volto e friso novamente que as aulas são totalmente indispensáveis. Mas sem a preparação física o tempo de atuação diminui ou compromete a sua execução com o passar dos anos.
Então ficam aqui algumas dicas. Como disse não é possível em um único artigo passar ou responder tudo o que deve ser feito.
Sempre chegam e-mails com as mais variadas perguntas de duvidas sobre o que deve ser feito e a falta de informação sobre o tema e que na verdade infelizmente o que se acha por aí é sobre a LESÃO e não a PREVENÇÃO.
E como comecei este, volto a dizer que esta corrente do BEM, em prol da sua saúde vem ganhando reforços.
Como bailarinos e bailarinas que a cada dia estudam mais e vêem se tornando DOUTORES em algumas áreas como fisioterapia, nutrição, medicina esportiva com foco em dança e por aí vai.
Isto me conforta, pois se DEUS quiser logo teremos mais informação sobre este fantástico tema:
A PREPARAÇÃO FÍSICA PARA BAILARINOS E BAILARINAS.
E lembrem-se
Uma dança com perfeição
É uma dança com uma boa preparação.
José Luiz O.Gioia é Diretor e preparador
físico da Cia de dança GIOIA RARA.
Atua como professor e Instrutor de musculação.
joseluiz@dancabrasil.com.br